Liberdade · Igualdade · Fraternidade
Soberano Capítulo
Renascença
nº 01
Membro do Grande Capítulo Geral do Brasil
Ordens de Sabedoria do Rito Francês
Liberdade Absoluta de Consciência
Saiba mais sobre nós lendo nossa Declaração de Princípios.
Liberdade Absoluta de Consciência
Quem Somos
O Soberano Capítulo Renascença nº01 nasceu como resultado natural das investigações pela Verdade dos Irmãos e Irmãs que se reuniam em suas Lojas Simbólicas do Rito Francês praticado conforme o Regulador do Maçom de 1801. Esses Irmãos e Irmãs sentiram a necessidade de desenvolverem seus estudos no Rito Francês através das Ordens de Sabedoria então, após a restauração do Rito Francês 1801 realizada na Augusta e Respeitável Loja Simbólica Minerva, alguns membros dos Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito e do Rito de Memphis, com o apoio de Irmãos da França e da Espanha, resolveram praticar os Altos Graus do Rito Francês inspirados pelo princípio de Liberdade Absoluta de Consciência.

No dia vinte e um de maio de 2013, reunidos na cidade de Porto Alegre, foi fundado o Soberano Capítulo Renascença para trabalharem nas quatro primeiras Ordens de Sabedoria do Rito Francês. Inicialmente com membros apenas da IVª Ordem foram abertos os Trabalhos e decidido que seriam recebidos novos Irmãos na Iª Ordem e regularizados alguns na IIª e IIIª Ordens que possuíssem equivalências pelos outros Ritos.

No final do mês de junho foram recebidos os primeiros novos membros na Iª Ordem e foi dado início nos Trabalhos do Conselho dos Eleitos. Em 2014 as demais Ordens foram abertas e hoje estamos Trabalhando regular e efetivamente da Iª à IVª Ordem.

Seguindo o rumo da restauração do Rito Francês conforme o Regulador de 1801, resolvemos batizar nosso Soberano Capítulo com o nome de Renascença, pois isto remete diretamente ao sentimento de retomada dos antigos costumes, porém sempre visando o melhoramento a sociedade moderna.

Temos a honra de sermos os fundadores e reorganizadores do Grande Capítulo Geral do Brasil, pois este é o espaço destinado à auxiliar e congregar todos os Soberanos Capítulos de todos os Vales que desejam retomar o Regulador de 1801 e também auxiliar na fundação de novos Soberanos Capítulos espalhando assim, os princípios de Liberdade Absoluta de Consciência, operando uma Maçonaria formada realmente por Irmãos e Irmãs Livres e de bons costumes, sob a égide da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.

© 2017 - Soberano Capítulo Renascença nº01
LIBERTAS