Liberdade · Igualdade · Fraternidade
Soberano Capítulo
Renascença
nº 01
Membro do Grande Capítulo Geral do Brasil
Ordens de Sabedoria do Rito Francês
Liberdade Absoluta de Consciência
Saiba mais sobre nós lendo nossa Declaração de Princípios.
Liberdade Absoluta de Consciência
Rito Francês
O Rito Francês é o mesmo Rito chamado de Rito Moderno aqui no Brasil, com a diferença de trabalharmos com os rituais de 1801, publicados pelo Grande Oriente da França com o nome de "Régulateur du Franc-Maçon" ou em português: Regulador do Maçom.

Em suma, o Rito Francês e o Rito Moderno são os mesmos, seus ideais de Liberdade Absoluta de Consciência permanecem inalterados, seu aspecto laico é sua Pedra Angular, pelo fato de não se poder chamar de Livro da Lei qualquer livro sagrado de uma religião em detrimento das outras. No Rito Francês não existem assuntos que não possam ser debatidos, dogmas ou qualquer tipo de amarras filosóficas ou religiosas que impeçam a Livre Investigação da Verdade.

Devido a grande escassez de material no Brasil, o movimento de restauração nos permitiu o contato com Irmãos e Irmãs do exterior e isto foi para nós, nossa maior conquista, pois nossos horizontes se expandem com a velocidade de nossos estudos e com a força do apoio destes Irmãos e Irmãs que nos proporcionaram uma experiência única em termos de troca de conhecimento com Maçons espalhados pelo mundo.

Ao restaurarmos o Rito Francês em solo brasileiro, aceitamos o desafio de divulgá-lo para nossos Irmãos e Irmãs de qualquer obediência maçônica que trabalhe de maneira correta e sincera, seja ela mista, feminina ou masculina, afinal isto é realmente ter Liberdade.

Aos Mestres que atingem um determinado tempo de estudos e desejam aprimorar o desenvolvimento de suas pesquisas na Ordem Maçônica existem os chamados Altos Graus. No Rito Francês ou Moderno, esta série de estudos é dividida nas chamadas Ordens de Sabedoria e estas são compostas da seguinte maneira: Iª Ordem de Sabedoria: Eleito; IIª Ordem de Sabedoria: Grande Eleito; IIIª Ordem de Sabedoria: Cavaleiro Maçom e IVª Ordem de Sabedoria: Soberano Príncipe Rosa-Cruz, Grande Comandante do Templo.

Estas quatro primeiras Ordens são praticadas nos Soberanos Capítulos Rosa-Cruzes e desenvolvem a chamada temática Rosa-Cruz. Por muitos anos os Ritos maçônicos tinham neste grau o ápice da Maçonaria, porém com o tempo foram surgindo novos horizontes e estes deram origem a uma Vª Ordem de Sabedoria que estuda todos os graus físicos e metafísicos na chamada Arca da Vª Ordem. Esta Ordem somente é praticada no seio do Grande Capítulo Geral.

O Rito Francês ou Moderno busca através de suas Ordens de Sabedoria a evolução do indivíduo através de estudos e de seu aprimoramento moral. A temática filosófica de nosso Rito é muito clara quanto à suas investigações da verdade, não aceitando dogmas de nenhuma espécie.

© 2017 - Soberano Capítulo Renascença nº01
LIBERTAS